O que temos aprendido!

>> quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

13854
E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água.
Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele:
Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;
Números 21:16-18
É interessante como a vida de Moises,foi marcada com episodios envolvendo agua;o  nome Moises,significa(tirado das aguas),sua irmã Miriam tambem tinha um nome relacionado a agua,seu nome significa(aguas amargas).Depois vem o rio nilo de onde Moises foi tirado quando bebê e posteriormente suas aguas se tingiram de sangue(como prova do poder divino),tambem o mar vermelho cujas aguas milagrosamente se abriram para o povo passar.
No deserto Moises foi continuamente importunado pelo povo,como provedor de agua.Porêm o episodio mais marcante envolvendo agua na vida de Moises e o que certamente foi determinante em sua vida,posto que apartir daquela experiência,a entrada na terra prometida ficou comprometida,foi o episodio das aguas que brotaram da rocha.
De tanto lhe importunarem e sobrecarregar,Moises,iradamente,bate na rocha(que de fato brota agua para o povo e seus animais),porem,não há glorificação por parte de Moises a Deus por sua providência,daí,a sentença de que não entraria na terra prometida,podendo apenas contemplar aquela benção de um lugar alto.
Paralelos com a nossa historia:
O texto biblico acima,em numeros(21:16 ao 18),nos relata a proxima experiência de Moises com a agua.
O povo retorna sedento,porêm Deus,misericordiosamente socorre Moises lhe orientando a fazer tudo diferente,do que até em tão Moises e o povo estava acostumado.
Moises não vai precisar erguer a sua vara e tocar na rocha,o povo vai experimentar a exercitar sua fé e ação por um objetivo comum:saciar a sua sêde.
O exercicio da fé,consiste em cantar um cantico,no deserto,que fale de um poço que brota.
A ação consiste em que principes,nobres,legislador,usando aquilo que tinham em mãos,cavaram poços,que certamente brotaram aguas.Porêm o texto é claro em afirmar quem lhes dêu aguas:Deus.
Vamos então aos paralelos com nossa historia,como Comunidade Cristã Vivendo em Comunhão:
-Por muitos anos de nossa caminhada,certamente tinhamos figuras que se comparavam a Moises(figuradamente em servir),dependiamos destas pessoas,para em nossos momentos de necessidade,buscar aquilo que necessitavamos.Não é que seja errado termos lideres,pastores,mentores etc,o problema é que mal acostumados,deixamos o exercicio da fé e da ação a estas pessoas,o que no fim será uma carga pesada para os mesmos,e quanto a nós,ficamos com uma fé esteril em todo o seu sentido;sem frutos.
-Quantas vezes o exercicio da evangelização(ordenança de Jesus),o exercicio da piedade,amor etc,ficaram condicionados a uma ordem que partisse do lider,para que se tornasse uma realidade.Simples atividades da nossa identificação com Jesus,se tornaram condicionados ao lider ou a denominação,ficando quase sempre aquêm do padrão biblico do proprio Cristo.
-Poderiamos continuar citando muitos exemplos praticos de como fômos nos acomodando a um sistema,cujo fim,na maioria das vezes não faz bem nêm as lideranças,nêm aos liderados.
O que aprendemos:
Acolher e sermos acolhidos
Amar e sermos amados
Servir e sermos servidos
Exortar e sermos exortados
Celebrar e sermos celebrados
De forma pratica,o exercicio dos dons,dados por Deus a cada um para edificação comum.
Nada temos contra lideranças,crêmos que existe em nosso meio,aqueles que o Senhor,na sua bondade e misericordia,têm constituido:pastores,diaconos etc,servindo com seus dons em graça.Muitas coisas certamente o Senhor nos fará aprender Dele.
Nossa dependência,se deve a ELE,que disse:Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38
Temos aprendido,no deserto,a cantar um cantico com fé e a trabalhar com fé,pelo bem comum e podemos dizer como o profeta,tão bêm falou:-Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12


Roberto Pereira
Fonte:www.vivendoemcomunhao.com

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © 2010 WWW.LUGARDEDESCANSO.COM
ROALPEREIRA@LUGARDEDESCANSO.COM

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP