PRA LER E PENSAR

>> sábado, 3 de abril de 2010

FELIZ PASCOA!

¶ Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.1 CORINTIOS 5:7

Sentido Original

Segundo Êx. 12 e 13 e Deut. 13 e 16, vemos claramente, que a Páscoa está ligada aos atos libertadores de Deus em relação ao povo de Israel então em cativeiro no Egito. Três idéias podem ser destacadas sobre o sentido verdadeiro e original da Páscoa:

Libertação do povo de Deus (Israel) do cativeiro de 430 anos em terras do Egito (Ex. 12:40-42; 23:15 e Deut. 116:1).

Libertação do povo da aflição sofrida no Egito (Deut. 16:1-3).

Libertação do povo de Deus da ação do Anjo Destruidor que matou a todos os primogênitos do Egito (Ex. 12:27).

A Páscoa antiga marcou a libertação do povo de Deus do Velho Testamento, de sua aflição e escravidão no Egito, da mesma forma que a celebração atual marca as ações libertadoras de Deus – através de Seu Filho, Jesus, com sua Paixão, Morte e Ressurreição – livrando-nos do sofrimento, da escravidão e da morte.

O Apostolo Paulo entendia os dois sentidos da pascoa na sua vida.Tendo vivido como Judeu radical na sua fe,certamente praticava as orientações dada por Deus a Moises,apos a sua conversão no caminho de damasco ele pode então experimentar a experiencia da pascoa como cristão,essa declaração dele(Cristo nossa pascoa)era uma experiencia de uma vida renovada,sem nenhum compromisso com a religião.

roalpereira@lugardedescanso.com

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © 2010 WWW.LUGARDEDESCANSO.COM
ROALPEREIRA@LUGARDEDESCANSO.COM

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP